Aurum_leo novamente, só pra provar que eu não morri depois do primeiro post, que nem foi algo realmente interessante, e sim uma apresentação xD
Mas enfim, não é lá o melhor momento da minha vida pra ficar escrevendo o que sinto ou penso, cheguei a querer fazer uma coisa bem deprê mesmo ( melhor deixar pra Gisele kkkk ), mas vou ir pelo lado oposto e escrever sobre assuntos potencialmente polêmicos, mas que serão bons pra descontrair nesses momentos. Tipo Pokémon.
POKÉMON??! WTF, como um desenhinho infantil que passa na RedeTV pode ser algo polêmico?? É exatamente esse o ponto que queremos chegar. Só avisando que o público alvo desse post obviamente não são as pessoas que entendem do assunto, gostam da série e etc, e sim os que tem preconceito com a mesma.
Bom, hoje em dia, quase todo mundo conhece Pokémon, tanto os mais velhos por ter sido um desenho animado famosíssimo na década de 90, quanto os mais novos, pela recente exibição nos canais abertos. Algo menos conhecido pelas massas, mas ainda assim bem famoso, é que a série nasceu como um videogame pro Game Boy “tijolão”, criado pelo japonês Satoshi Tajiri. A série virou febre no Japão e no mundo devido a uma série de fatores que serão citados abaixo. Logo depois, por inevitável consequência, surgiu o desenho animado, que tornou-se ainda mais reconhecido do que a sua mídia de origem ( porque claramente, a televisão É muito mais popular do que os videogames ).
Aí chegamos a um fato: o desenho Pokémon é, sim, uma série voltada ao público mais infantil. A trama simples e genérica, politicamente correta ao extremo, com muitos episódios “jogados” e considerados inúteis, realmente é mais atrativa à garotada, e tudo isso serviu mesmo pra ser um chamariz pra tudo que viria depois e que os pequenos comprariam, como brinquedos, roupas etc. Não estou julgando o pessoal mais velho que ainda gosta, mas digo que o esperado de uma série dessas é agradar a outras faixas etárias, e o nível de complexidade é menor se comparado a outras animações japonesas ( exemplos clássicos que todo mundo entende, Dragon Ball Z e Naruto, ou mais cult, Death Note ).
Mas e o jogo? Se formos julgar, primeiramente, a história, ela, apesar de ter muito mais nexo e surpresas do que a da animação, ainda deixa a desejar. A parte de “zerar” o jogo claramente vem mostrado sinais de desgaste, com a história de vencer 8 líderes de ginásio, e após a Elite dos 4, pra depois ser o Campeão... sem falar nas organizações do mal que vão muito além da famosa Equipe Rocket, mas que são insistentes do mesmo jeito. Porém, depois de completar a história principal, duas premissas pra lá de complexas e empolgantes surgem para o jogador. E nelas, o lado enganador e infantil do jogo desaparece quase por completo.
Por todo o Brasil, e com certeza por todo o mundo, existem milhões de pessoas que passam dias treinando um time de pokémon ( não tem plural, fica a dica ) pra competir em torneios valendo dinheiro, premios, mulheres e iates ( tá, nem tanto, mas o negócio é sério ). Sim, os fãs de RPG ( veja o post do Mochileiro hehe ) podem surgir e dizer que não é algo tão assombroso assim treinar um personagem, colocar os melhores ataques/magias, atributos etc. Agora, imagine você podendo escolher entre uma gama de 649 personagens, cada um podendo ter seus próprios ataques e atributos, com enormes variedades e possibilidades. Ainda acha coisa pouca? Então dá uma olhada nessas equações:
A última é um exemplo de utilização da fórmula dos valores individuais, no caso, um Garchomp com atributos expecíficos ( o link contendo as fórmulas e outros exemplos envolvendo esse pokémon está no final do artigo ).
Fórmulas como essas, que deveriam estar nos ferrando na Fuvest ou na Unicamp, definem, dentre muitas outras coisas, valores únicos para cada Pokémon, que não podem se repetir nem se o Hugo Chavez falar que virou capitalista, enquanto porcos voam na Venezuela. Então eu tenho um Charizard nível 100 com x ataques, e meu amigo também tem um igualzinho? Mas eles não são nem um pouco parecidos na prática, pois os valores de ataque, defesa e etc são fruto de um treinamento extremamente expecífico, de minuciosidades como as “naturezas” ( Natures ), e tantos outros fatores. Chamados de Evs, ou Effort Values ( corre pro google tradutor ), eles dependem desde das espécies de criaturas que foram derrotadas no treinamento ao tipo de item que estava sendo utilizado na hora. Outros, os Individual Values, dependem até do apelido que você deu pro pokémon, e garantem com quase perfeição de que duas criaturas nunca serão iguais. Todas essas coisas complicadas se unem à brincadeira bem simples do “Pedra, Papel e Tesoura” – mas que, ao invés de ter 3 componentes, tem 17 “tipos” ( cada pokémon pode ter 2! ). Água tem vantagem sobre Fogo, que é melhor que Metal, que é imune a Veneno... mas e se o oponente for Fogo e Dragão ao mesmo tempo? Água ainda tem vantagem? Poderia ficar dias aqui...
O outro atrativo? Tão hardcore quanto, exibir uma Pokedex ( aparelho que lista todos os pokémon que você viu e capturou ) ostentando 649 monstros capturados é algo digno de Chuck Norris. Não é a toa que o lema da série é “Temos que pegar”, sendo que em inglês é “Gotta catch’em all!” ( “Temos que pegar TODOS!” ), e é praticamente impossível conseguir esse feito sem utilizar uma ajuda de certas trapaças... Por que? Muitos pokémon “lendários”, como o conhecido Mew, só são distribuidos em eventos especiais da Nintendo, produtora do game, que hoje em dia podem ocorrer tanto “ao vivo” como utilizando a conexão wi-fi do Nintendo DS. Além disso, é nessa jornada obssessivo-compulsiva que outro ponto chave da jogatina é mostrado: a interação entre os jogadores. Normalmente, os jogos são lançados em duas “versões”, cada uma contendo pokémon expecíficos. Ou seja, pra conseguir todos, é preciso “trocar” seus bichos com os amigos, utilizando o cabo link nos Game Boys da vida ou, atualmente, as compatibilidades wireless e wi-fi do DS. Jogada de mestre, e algo que também ajudou na popularização da franquia.
Bom, é isso. O Pikachu pode ser fofinho e engraçadinho, mas experimente treinar ele até o Nível 100 dando foque em Ataque e Velocidade, utilizando itens expecíficos e... melhor parar que dá dor de cabeça! Mas olha, tem MUITA gente que curte.
Quero me desculpar por duas coisas. Primeiro, a utilização de termos especiais que só as pessoas que já tiveram contato com ALGUM tipo de mídia Pokémon conheceriam, como “evolução”, “captura”, etc. Porém, eu duvido muito que algum de nossos leitores desconheçam isso, haha ( qualquer dúvida, comentem ). E depois, por escrever essa Bíblia aqui, mas eu avisei que eu costumo escrever bastante, então acostumem-se! Espero que o tema agrade.
Então, até a próxima, e boa semana!
Interessou e quer saber muito mais? Ou é um Treinador buscando a fama e as mulhares e está querendo umas boas dicas? Experimente o www.serebii.net . Apesar de ser em inglês, ele é considerado por muitos como um dos melhores sites do gênero, com uma variedade de assuntos e explicações surpreendentes.Pra explicações boas também sobre os Evs e Ivs ( e é muita coisa pra saber ), tente a boa wikia dedicada a esse universo, a Bulbapedia, também em inglês ( parafraseando meu amigo Aloísio, vai aprender seu otário! ). Aqui estão os dois artigos, só porque estou de bom humor:


Nenhum comentário:
Postar um comentário