domingo, 28 de agosto de 2011

O começo de uma nova fase – Parte 2

Nesse segundo post vou escrever sobre o vestibular, algo que só existe graças ao sistema educacional arcaico e ineficiente de nosso país onde a educação é restringida as minorias, em outros países essa transição do ensino médio ao ensino superior é feita de forma natural, além de um preço mais baixo dos cursos nas instituições particulares, o que causa uma debandada de muitos brasileiros a outros países.

Enfim, vou deixar o assunto da educação para um tópico futuro, vou direto ao vestibular, nada mais é do que uma prova pra avaliar o que você sabe, errado, o vestibular é muito mais um teste psicológico que avalia sua capacidade de raciocínio, concentração e outras coisas além da sabedoria adquirida durante seu anos na escola. Já vi diversos casos de pessoas que tinha o conhecimento necessário para “gabaritar” a prova, mas que no final não conseguiram aplicar aquilo que sabe naquelas 5 horas de prova.

Poderia escrever páginas e páginas sobre dicas para a preparação, mas vou escrever as principais. Para os meses que antecedem o vestibular procure fazer e refazer exercícios de vestibulares anteriores (veja que normalmente eles seguem um padrão no tipo de questões), chegado o dia da prova é a hora de aplicar tudo que aprendeu, não ligue pra pessoas que estão sentadas ao lado, provavelmente parecerão que sabem mais que você, e essa pessoa pensa a mesma coisa de você. Vale também a malandragem, no meio da prova abra aquele sonho de valsa de forma que faça barulho ou uma garrafa de refrigerante ou qualquer outra coisa, é fato que desconcentrará o outro candidato, kkkk. Toda vez que você levantar a cabeça você provavelmente verá o fiscal olhando pra você, não ligue pra isso, a única coisa que ele que naquele dia é ir para casa. No mais é você e sua prova.

Deixo essas dicas, mas quem quiser mais pode pedir através dos comentários, se você não passou dessa vez tente de novo, milhares não passarão e muitos desistirão, mas a persistência é a alma do negócio! É claro que o desanimo virá, mas é a hora de rever tudo e ver onde errou, pois não há idade para entrar na faculdade. Para o último post dessa “série” vou falar um pouco sobre dentro da faculdade.

“Aquilo que ouço, eu esqueço; o que vejo, eu lembro; mas o que prático, eu aprendo.” (Benjamin Franklin)

sábado, 20 de agosto de 2011

O começo de uma nova fase – Parte 1

Vou dividir esse post em três partes que vou postar aos poucos. A partir de um post anterior sobre o ingresso na faculdade resolvi expor um pouco da minha experiência nesse assunto. A primeira etapa é a escolha de entrar na faculdade (o que a maioria almeja, falo assim, pois muitos não têm o mesmo desejo, optam por ingressar o mais rapidamente no mercado de trabalho), a principal escolha nesse momento é a escolha do curso (não é válido entrar em aspectos financeiros, pois a satisfação e bem estar é o que importa), o que muitos têm em mente desde “pequenos” e outros ainda não sabem, apesar de tudo essa é uma decisão muito difícil, pois você provavelmente escolherá seu futuro.

O que você aprendera na faculdade é diferente do seu objetivo, vou explicar melhor: os cursos de engenharias são um dos que mais apresentam desistências, pois os alunos entram com o intuito de, por exemplo, “construir um carro”, mas o que verá lá serão somente cálculos e cálculos, resumindo num aprendizado que você só usará somente no final do curso ou depois do término da faculdade para a construção do tal carro. Isso vale para os demais cursos. Para isso é importante avaliar bem a escolha do curso, para não criar uma “ilusão” e ter de recomeçar todo o processo, procure feiras de profissões ou consulte profissionais da área desejada para melhor se informar. Para a parte dois vou preparar algo sobre o temido vestibular.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reflexão sobre uma palavra - Decisão

Oi pessoal que ainda pratica a leitura neste blog, se você ainda acompanha os posts possp te dar certeza que você com certeza é persistente, pois acho que não consegui cumprir minha promessa de que postaria aqui com uma certa regularidade, eu descobri do pior jeito que as coisas estão começando a ficar corridas, como estou no 3º ano do ensino médio (eu sei que a todo mundo que esta lendo isso sabe que eu sou do 3º ano, mas eu posso sonhar que tenha outra pessoa lendo) tenho alguns simulados e estudar muito, alémk de acabar adquirindo uma atividade fora isto, tomando bastante de meu tempo, mas não estou aqui para lhes oferecer minhas desculpas, na verdade este é apenas um dos motivos, e desta vez não vou divulgar as enquetes, pois estas estão a tanto tempo encerradas que teve tempo de uma criança aprender a ler apenas para saber o resultado.
Então alguns devem estar se perguntando o motivo de estar aqui postando e eu respondo mostrando a enrolação que já fiz com vocês e vocês estão lendo agora, estou brincando. Estou aqui para falar sobre decisões, afinal estou no clima de tomar tantas delas que resolvi expor minha opinião sobre tal, coisas mudam quando decidimos as coisas, isto é uma premissa totalmente correta e as vezes podemos tomar decisões equivocadas, mas isso não quer dizer que deveremos ter uma vida totalmente equivocada e sim a oportunidade de tentar melhorar para tentar melhorar a vida das pessoas que gostam de nós.
Tinha um mangá (assunto futuro, não vou falar mais sobre isto até o post específico, deixei vocês ansiosos, não é? Caso não deixei a intenção era deixar) onde um personagem tinha a filosofia de vida bastante pessimista, onde era expressa a vontade de não viver devido ao fato de que um dia morreremos, mas no final ele percebeu que se temos brothers para as ocasiões mais diversificadas, temos que nos esforçar para deixar as gerações futuras vivam melhor para ao vivenciar todos os momentos nos orgulhemos das atitudes que nós praticamos e tentar trazer a felicidade para todos.
Alguns que me conhecem do cotidiano, diriam que sou um palhaço muitas vezes sendo até chato, mas acabo dizendo algo de bom, e verdadeiro, fazendo a pessoa refletir, pelo menos eu acredito, pois se não for é bom começar a dizer coisas reflexivas.
As decisões são totalmente estranhas (Como a minha de ser um palhaço em muitas ocasiões), podemos tropeçar ocasionalmente, mas nosas decisões refletem nossa essência, nosso ser de verdade e e o que reservamos para aqueles que ficam perto de nós.
Antes de mais nada tentarei pelo menos postar uma vez por semana, para qualquer coisa, mas caso não conseguir, a culpa não é minha é da minha escola, pois como sempre digo, a culpa é minha, então coloco em que eu quizer.


Até mais...


Mochileiro 42

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Apresentação

Aew pessoal acompanho o blog já há algum tempo, mas só agora estou tendo tempo de me apresentar e postar algo. Vou me apresentar como Bartowski, alguns devem saber a quem me refiro e podem já traçar um pequeno perfil da minha personalidade. Sempre fui taxado de nerd, mas nunca liguei o nome a pessoal, mas só agora na faculdade percebo que sim sou um pouco nerd por gostar de coisas como física quântica e diversas outros, principalmente jogos eletrônicos. Da equipe do blog só conheço o Mochileiro 42 e este me convidou a participar do blog quando esteve em minha casa ( eu moro em São Paulo), achei a idéia de postar algumas opiniões minhas muito interessante já que nunca tive vontade de fazê-lo. Enfim devido ao tempo curto que eu tenho disponível devido a faculdade vou estar ausente por algum tempo, mas sempre vou procurar postar coisas sobre atualidades, opiniões e coisas aleatórias.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Estreia Joseense no Lineu de Moura

Antes de começar o post em si, gostaria de explicar a ausência de postagens minhas. Semana passada, eu li um artigo sobre autoria de artigos (ficou entranha essa parte) e falava que muitos blogueiros somente traduzem informações (eu estava fazendo isso). Então, a partir deste post, farei apenas análises de jogos e campeonatos, assim como de informações que possam mudar o rumo de alguma coisa importante. Feita a explicação, vamos ao jogo.
Quarta-feira (sim eu estou atrasado... prova só fode), o São José estreou em casa pelo paulista de basquetebol. Para mim, foi um jogo decepcionante. O time não engrenou com as novas contratações e a muito sentida ausência de Murilo.
Régis Marrelli escalou o time principal com Fúlvio; Dedé; Andre Laws; Jefferson e Paulão. Analisando esta equipe, podemos classificá-la como forte, contudo não foi isso que o torcedor que foi ao ginásio pode ver. Régis jogou durante todos os 40 minutos de jogo em uma defesa individual cheia de falhas e buracos, que em nenhum momento conseguiu parar o ataque do mediano Americana.
Fúlvio nunca se destacou por ser um bom defensor (nas últimas temporadas, dependeu muito da voluntariedade de Matheus na defesa que limpava muita merda que ela fazia) contudo nem mesmo no ataque correspondeu: 2 pontos e 6 assistências. Podemos dar um desconto ao nosso armador pois seu jogo é dar passes, sem entrosamento fica difícil. Vale lembrar que do time titular, somente Paulão estava no plantel no ano passado.
Porém, o seu reserva imediato, Fischer entrou muito bem na noite de quarta-feira. O jovem armador vem firmando-se como um bom 6 homem com um futuro deslumbrante no basquetebol brasileiro (creio que não alçará voos tão altos assim embora torça muito pelo garoto). Jogou menos da metade do tempo de Fúlvio (jogou 12 min enquanto o titular jogou quase 28) fez o seu papel defensivamente (pra mim o seu ponto mais forte) além de somar 7 pontos, 3 assistências e raça a um time apático.
Sobre as estreias:
Dedé teve um ótimo jogo acrescentando 29 pontos e um ótimo aproveitamento dos 3 pontos (5/6). Foi muito produtivo na defesa, falhando pouco (bem menos que seus companheiros) mas sofreu em uma noite inspirada de Everton, jogador de sua responsabilidade na famigerada defesa individual(4/6 dos três pontos além de 2/2 nos 2 pontos).
Andre Laws mostrou ser um fraco jogador defensivamente ficando diversas vezes para trás, bagunçando a defesa e dando pontos fáceis ao adversário. Seu ponto forte me pareceu ser o jogo de transição contudo a equipe de Americana conseguiu anular muito bem essa arma joseense. Laws é o malabarista, aquele que consegue se contorcer no ar para buscar um melhor ângulo de chute além de ser extremamente rápido.
Jefferson é aquele jogador que pode destruir em jogo e fracassar miseravelmente em outro. O jogo desta semana foi mediano: nem arrebentou nem foi muito mal. É participativo nos rebotes e consegue alguns bons pontos no ataque com seus chutes de três porém precisa melhorar o seu trabalho de pivô que me pareceu fraco. Com seus 18 pontos e 8 rebotes, foi importante para a vitória joseense.
Chico é aquele cara discreto que vai muito bem nas estatísticas de aproveitamento. Seu chute de média distancia é bom mas não foi muito utilizado nas ofensivas da águia. Seu trabalho defensivo não foi acima da média mas não decepcionou tanto quanto os companheiros.
Matheus entrou muito bem na defesa (como sempre) mas não desenvolveu o ataque de forma convincente com minutos reduzidos. Paulão jogou o que sabe: não é muita coisa mas valendo enquanto o Murilo não volta.

COLETIVAMENTE
A defesa , como escrevi anteriormente, não chegou nem perto da melhor defesa do NBB da temporada passada. A Individual não encaixou e o técnico não percebeu. Na maioria das vezes, falhas individuais culminavam em pontos após a desorganização no garrafão da águia.
O ataque precisa de melhoras. É bom ressaltar que a defesa de Americana fechou todas as ofensivas joseenses com maestria, evitando principalmente o fatal jogo de transição. Assim, São José teve que desenvolver uma evolução de meio-quadra utilizando diversos screens que resultaram em uma partida parada. Esse não é o forte do time joseense e também não é o melhor que a equipe pode mostrar.
O jogo de quarta é um jogo para se esquecer taticamente. É somente o segundo jogo da temporada mas temos que melhorar muito se queremos chegar a algum lugar esse ano. Vamos esperar o próximo jogo para vermos alguma melhora. Vencemos mas não convencemos. Régis, abre o olho!!

VAMOS LÁ ÁGUIA!!!

Aloisio Junior

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Refletindo sobre retorno das aulas

Oi pessoal que pratica a leitura neste blog, estou aqui novamente para mais um post é dessa vez não serão as tirinhas, que tem mais um valor comico e de complementar o blog, quando não tenho vontade nenhuma de postar, apesar de estar sem criatividade para postar, estou com vontade então vamos lá.
Hoje falarei sobre o retorno as aulas, o período de ócio conhecido como férias acabou, por mais que eu tenha feito várias atividades, a maioria não faz, e espera as férias não terminarem, alguns querem seu término para poder aproveitar e conversar com  o amigos apenas visto durante o período escolar, mas uma coisa é fato: o sentimento da maioria ao enfrentar a primeira aula, é: estava nas férias e elas realmente foram boas, mas agora quero voltar para o ócio, oh my God, infelizmente agora é só esperar mais um longo semestre, para mais uma substimação do período livre e depois sentir a mesma emoção.
Enfim, as pessoas nunca estão completamente satisfeitas, pois a raça humana sempre quer mais do que possui, um objetivo superior, algo para lutar, algo para almejar e transformar deste nosso sonho, isso é ótimo na vida, pelo motivo da busca do melhor, e espero que também seja a busca para um ser melhor, fazendo deste um mundo melhor, onde o próximo objetivo seja melhorar não apenas a nossa vida, mas a de todo mundo.
Apesar deste ser um post curto, tenho um recado para todos: boas aulas e aproveitem tudo o que lhes é oferecido, e se me permitirem, mudando algumas coisas na frase de Alvo Dumbledore eu digo que o futuro é o próximo passo para uma mente bem estruturada, se cuidem.
OBS: Devido o início das aulas, talvez a frequencia de posts de todos os posters do blog seja diminuída, mas tentarei fazer um número razoável de posts.


"A satisfação está no esforço e não apenas na realização final."Mahatma Gandhi


Mochileiro 42

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Mais Tirinhas

Essa é uma tirinha que mostra o que aconteceu comigo em um dos últimos dias de férias