sábado, 3 de setembro de 2011

O começo de uma nova fase – Parte 3

Enfim, a última parte... Após vencer o longo e difícil processo que o sistema impõe para entrar em uma instituição de ensino superior pública uma sensação de alivio e recompensa toma conta, você está prestes a entrar num mundo novo, onde a responsabilidade por seus atos é totalmente sua.

Lá você viverá de uma forma diferente, como muitos dizem você vai sair de lá outra pessoa, só as pessoas a sua volta perceberão que você está mudado. Deixando esse aspecto filosófico de lado vou falar um pouco da minha convivência na universidade. Como já disse agora a responsabilidade é totalmente sua, muitos professores não ligam se você aprendeu ou não, muitos sim e maior parte deles lhe darão provas que exigem de você domine todo conteúdo, para isso estude muito, só pra constar agora acredito no que alguns professores diziam: os mais difícil é sair da universidade e não entrar.

Muitos veteranos irão te zoar ou não, mas eles são a melhor forma de aprender a sobreviver lá dentro, por isso seja amigo deles!

Esses são os aspectos principais que tenho a destacar, mas o principal é uma frase do reitor que está em uma cartilha que recebi nos primeiros dias de aula, resumindo, ele disse: Viva a universidade. O que ele quis dizer com isso? Seja qual for a instituição que você vai estudar vivencie tudo que há na universidade, seja participativo, pois esse é o lugar que você irá conviver mais do que sua própria casa!

“Obstáculos não têm necessariamente que te parar. Se você se deparar com um muro, não dê as costas e desista. Descubra um jeito de escalá-lo, atravessá-lo ou passar ao redor dele.”

“Eu errei mais de 9000 arremessos na minha carreira. Perdi quase 300 jogos. Em 26 vezes, confiaram em mim pra fazer a cesta da vitória, e eu errei. Eu falhei uma vez, de novo, e outra vez na minha vida. E é por isso que eu obtive sucesso.”

(Frases de Michael Jordan)